segunda-feira, 2 de maio de 2011

O fracasso da Nintendo: GameCube

The little blue lunchbox
Tenho certeza que você prestou atenção em um video game em forma de cubo na vitrine de uma loja do shopping. Mas não passou na sua cabeça em comprá-lo porque tinha um PS2 brilhando ao lado. Aliás, quem tinha um GameCube?

GameCube é o sucessor do Nintendo 64, foi lançado em 2001 e descontinuado em 2007. Durante esse período vendeu 21,74 milhões de consoles, e ficou atrás do Xbox e do PS2, com 24,2 milhões e 138 milhões respectivamente.

 Os erros da Big N

Um dos grandes erros da Nintendo, foi porra que cagada do caralho o Mini CD, realmente o carregamento dos jogos era bem menor do que seus concorrentes e o falsificação dos jogos era difícil. O brasileiro comprar algum objeto eletrônico ainda era raro, então, foi uma grande diminuição das vendas do console.

O foco à jogos casuais fizeram com que o GameCube possuísse poucos titulos à contrário do PS2 que abrangia quase todos, exceto os exclusivos, mas com o sucesso do console da Sony, por exemplo, fez com a Capcom levasse exclusivos ao PS2, como o Resident Evil 4. O apoio da Nintendo à terceiros sempre foi um erro.

A retrocompatibilidade contou a favor do PS2, quem tinha um PS1, comprou o sucessor. Mas quem comprou um N64, tinha que dar um fim nas fitas, e a Nintendo nada podia fazer com o hardware para também funcionar fitas.

Os acertos da Big N

Os acertos merecem toda atenção, quem teve um, sabe o que estou dizendo.

OS EXCLUSIVOS

Metroid Prime, melhor FPS da geração da época
Podem chorar fanboys mas tenho certeza que vocês nunca sentiram a essência dos exclusivos do GameCube. Metroid Prime, Zelda (dispensa comentários), Eternal Darkness (História envolvente), Super Mario Sunshine (Mario é Mario, e todo título do Mario é bom), Super Mario Kart (Mario Kart é melhor que Crash, sem dúvidas), Pikmin (joguinho cute-cute que vai ti prender por horas), Super Smash Bros Melee (todos personagens da nintendo reunidos em um jogo só), Starfox (batendo a nave), fora outros. Os exclusivos deram show nos dos concorrentes.

HARDWARE

 

Os gráficos do Zelda: Twilight Princess são melhores do que qualquer jogo do PS2 e batiam de frente com certos jogos de Xbox. Você deve conhecer a velha conhecida comparação do Resident Evil 4 do Cube com o do PS2. Senão, veja:


CONTROLE

 O controle do GameCube é o segundo melhor da história, perdendo só para o do X360, por causa do emborrachamento do controle da Microsoft. Os botões L e R em forma de gatilho fizeram sucesso. O controle cabe perfeitamente em qualquer mão, seus dedos não ficam estendidos tentando usar os analógicos ou o controle parece um tijolo baiano.

Apesar de um pequeno número de fanboys em nossa equipe de macacos estarem putos da vida com esse post, concluímos que:

GameCube tinha tudo para ser gigante, mas começou errado, alguns exclusivos prolongaram a sua vida mas não salvou do inevitável. Não foi um fracasso igual ao Dreamcast, mas a Nintendo podia ter melhorado em alguns pontos mas continuou com a teimosia, a insistência nas fitas e "inovação" com os mini CDs. Apesar dos erros, como todo console da Big N, fez sucesso. Quem teve, gostou, como eu.

Agora uma frase que ninguém pode negar é: "A Nintendo inova, a concorrência corre atrás para copiar..."

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